WhatsApp vai compartilhar seus dados com o Facebook mesmo que você não queira
Actualizado por Alberto Marcos
Na semana passada, o WhatsApp decepcionou muitos utilizadores ao anunciar que começaria a compartilhar metadados com o Facebook, que é dono do aplicativo. A actualização nos termos de uso causou certa polémica, mas, a princípio, não parecia ser um caminho sem volta.
Isso porque, na actualização, o aplicativo fornecia a opção ao utilizador que não quisesse compartilhar esses dados com o Facebook, ou seja, o WhatsApp deixava aberta a escolha de compartilhar ou não, pelo menos pelos primeiros 30 dias após a mudança nos termos de uso.
Mas o WhatsApp esclareceu a nossa fonte que não é bem assim. "Os dados serão compartilhados com o Facebook a partir do momento em que a pessoa aceita a nova política. O que o utilizador poderá escolher é se ele quer que essa compartilha melhore sua experiência na plataforma por meio de melhores sugestões de amigos e anúncios", disse a empresa a nossa fonte.
Em outras palavras, a caixa de selecção que está ali e que dize que você pode escolher se quer compartilhar ou não seus dados com o Facebook não serve para muita coisa - e também não é muito clara. Suas informações continuarão sendo repassadas, independentemente da sua escolha. O que muda é que, se você desmarcar a caixa para não compartilhar, seus dados não serão usados para te direccionar anúncios na rede social.
Ou seja: o Facebook continua a colectar dados sobre o que você faz no WhatsApp, mas você não poderá ver o que ele faz com essas informações. É importante destacar que o conteúdo das suas conversas, fotos e mensagens não serão tocados - estes continuam protegidos pela criptografia ponta-a-ponta do app. Os dados que interessam ao Facebook são números de telefone, horários em que as pessoas estão online e que tipo de mensagens elas enviam (texto, vídeo, foto ou áudio).
Confira o comunicado do WhatsApp na íntegra:
"Estamos actualizando nossos termos de serviço e política de privacidade para todos, porém, os utilizadores que já utilizavam o WhatsApp poderão controlar se querem ter seus dados compartilhados com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Porém, independente de sua escolha, nós iremos compartilhar alguns dados com o Facebook – (por exemplo, o número de telefone que as pessoas utilizam para se registrar no WhatsApp juntamente com informações do tipo quando e como estas pessoas utilizam nossos serviços) para que possamos entender as formas de utilização do serviço, sistemas de segurança e combate a abusos e spam entre serviços. Estas acções nos permitem coordenar melhor e desenvolver melhorias em nosso aplicativo."