terça-feira, 1 de agosto de 2017

Websites hackeados em Moçambique


No dia 31 de Julho de 2017 foi verificado um hack[1] ao Website do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE). Este evento veio despertar a necessidade de se investir muito mais no quesito Segurança da Informação em Moçambique.
Linux Torvalds, o desenvolvedor do Núcleo dos Sistemas Operativos (distribuições) Linux disse:
"Bad programmers worry about the code. Good programmers worry about data structures and their relationships."
Dispertando os programadores de sistemas informáticos da necessidade destes se preocuparem com as estruturas de dados e seus relacionamentos e não somente com o código. Nota-se, nos dias de hoje em Moçambique uma avalanche de programadores, mas será que estes tem em conta o desenvolvimento seguro?
Outro factor que deve estar por de traz deste problema, é o local onde o Website estava hospedado. Será que os administradores de sistemas (SysAdmins) salvaguardaram todos os parâmetros de segurança na configuração e principalmente manutenção dos seus servidores Web?
Estranhamente outro Website (http://mhnm.uem.mz/), por sinal hospedado no mesmo local que o anterior, foi atacado pelo mesmo hacker (pirata informático) que se autoapelida Pri Nce. Ao abrir os Websites mencionados é carregada uma página Web conforme a imagem abaixo.
Todo hacker gosta de deixar vestígios, isso massageia o seu Ego, e este não fez diferente. Abaixo tem um link para a página sua rede social Facebook: www.facebook.com/amir.henni.3.

Felizmente o hack “foi ultrapassado” e hoje (1/8/2017) o Website do STAE está online, o mesmo ainda não aconteceu com o webite da mhnm.




[1] Hack é uma forma de pirataria informática, onde o atacante toma possa do recurso informático.

Tech Update Moz

terça-feira, 20 de junho de 2017

Como se tornar o Web Designer e Programador Web que o mercado procura





Informática é a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que tem como objetivo estudar o tratamento automático da informação. Esta área possui suas subáreas de especialidade, tais como Redes de Computadores, Administração de Sistemas, Auditoria, Segurança de Sistemas, Engenharia de Software, esta última que é o foco deste artigo.

Por sua vez, a Engenharia de Software objectiva a concepção de um produto de software (Programa/Aplicativo/Website/). Comercialmente, este produto pode ser para fins organizacionais, educativos, desportivos, entretenimento, entre outros, podendo ser executável (comumente chamado de Desktop) ou interpretado por um browser ou navegador Web (Google Chrome, Internet Explorer) chamado de aplicação Web ou website.

O desenvolvimento Web traz várias vantagens comparativamente ao desenvolvimento tradicional (Desktop), dentre as quais:

·        Mobilidade e Disponibilidade;

·        Acessibilidade em vários dispositivos;

·        Interface mais amigável, e

·        Flexibilidade.

Para se tornar o Web Designer e Programador Web que o mercado procura, precisa conhecer algumas tecnologias de desenvolvimento. Estas tecnologias são bastante simples de perceber por conta da sua curva de aprendizado reduzida, requerendo apenas do interessado muita dedicação e entrega.



Web Design

Para ser um Web Designer precisa aprender de forma cronológica:

·        HTML 5 – Linguagem de Marcação de Hipertexto, que permite a semântica do website, ou seja, todo o conteúdo visível no navegador web é inserido usando esta tecnologia que agora está na versão 5.

·        CSS 3 – Linguagem de estilos em Cascata, que permite formatar todo o conteúdo entregue pelo HTML. Actualmente na sua versão 3.

·        Desenho Gráfico – Não menos importante existe a área de desenho gráfico que o permitirá desenhar os esboços para seus websites, redimensionar e optimizar imagens para web, entre outras funções. Existem várias opções para esta área, sendo mais evidentes os programas da família Adobe que lidam com vectores, ex: Illustrator ou Core Draw.



Programação Web

A programação informática pressupõe o conhecimento da lógica de programação, portanto, antes de mais deve aderir a um curso do género que lhe dará bases para poder lidar com qualquer linguagem de programação. Adicionalmente deverá conhecer as tecnologias:

·        Javascript – Linguagem de programação e tecnologia usada para interatividade com o utilizador.

·        PHP 7 – Linguagem de programação de código aberto, livre (open source) muito utilizada que permite integração facilitada com HTML e Sistemas de bases de dados SQL. PHP é a linguagem `de programação mais usada segundo a W3techs (até 20/6/2017).

·        SQL – Linguagem de consulta estruturada, existem inúmeros sistemas de gestão de bases de dados (SGBD) que poderá apreender para Web, sendo recomendado Mysql que é um SGBD que trabalha muito bem com PHP. SQL é usado para armazenar e manipular os dados que podem ser gerados pelo website.



E agora, qual é o próximo passo?

Após dominar as tecnologias listadas acima poderá experimentar frameworks e CMS.

Frameworks

É um conjunto de ferramentas que possuem diversas funcionalidades devidamente implementadas, testadas e prontas para serem utilizadas na construção de websites, poupando ao desenvolvedor tempo e trabalho na elaboração de algumas operações de forma normal.



CMS (Content Management Systems)

São sistemas gestão de conteúdos, que trazem um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de websites. O CMS mais famoso e usado é Wordpress, segundo a W3techs, organização que lida com as estatísticas da W3C, esta última que tutela pela Web a nível mundial.



Curiosidades:

W3C-  Significa World Wide Web Consortium

Fonte: http://www.w3.org/standards/

Tech Update Moz

terça-feira, 23 de maio de 2017

4ª Edição da Moztech - 2017





Moztech é a uma das maiores feira de tecnologias de informação e comunicação de Moçambique, criada em 2014, com objectivo de contribuir para o desenvolvimento e transformação do país, colocando a tecnologia ao serviço do seu povo. Fonte: http://www.moztech.co.mz/index.html

Em 2017 irá decorrer de 24-26 de Maio no Centro de Conferências Joaquim Chissano e contará como a presença de oradores como Jorge Nhambiu (Ministro da Ciência e Tecnologia Ensino Superior Tecnico Profissional), António A. Henriques (Presidente da Camara Municipal de Viseu em Portugal) e muitos outros.

Tech Update Moz

terça-feira, 16 de maio de 2017

Vírus WannaCry faz vítimas em Moçambique e no mundo


Vírus WannaCry faz vítimas em Moçambique e no mundo

O Wannacry é o código malicioso (malware) categorizado como um ransomware que está a fazer vítimas à infraestruturas informáticas diversas em Moçambique e no mundo.
Antes de mais, é importante falarmos sobre o termo ransomware para ilucidar aos leitores que não estão familiarizados com o termo.
Ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operative de forma com que o usuário não tenham mais acesso, segundo (Cardoso, 2016).
 A nova versão (2.0) deste malware que outrora em já havia feito vítimas, WannaCry de nome completo WannaCrypt está disponível. A Europol qualificou o impacto deste mal como “sem precedentes” e algumas medidas já forma tomadas pelos especialistas de TI no sentido de desacelerar a propagação deste mal, como por exemplo a aquisição do domínio principal através do qual o malware se propagava.

Como evitar este mal?

Muitas vezes o Wannacry tem acedido ao sistema computacional da vítima com recurso a técnicas de Phishing Scam (captura de dados através de fraude para propiciar posteriores ataques) associado a Backdoors (abertura de portas de acesso para invasões) e outras técnicas de invasão.
Para evitar este mal a equipa a Tech-Update-Moz preparou algumas "dicas" que o ajudarão no dia-a-dia.
1ª dica: Actualizar o seu sistema operativo, principalmente se for Windows XP ou Server 2003.
2ª dica: Não abrir emails de desconhecidos, se necessário passe o mouse sobre o link para ver a proveniência dele, mas nunca abra conteúdo e /ou emails desconhecidos.
3ª dica: Não execute conteúdo de fontes suspeitas. Hoje em dia, redes sociais, sites de pornografia, aplicativos de Chat, Emails, sites de download grátis, etc, tem sido fonte destes conteúdos. Evite executar esses conteúdos.
5ª dica: Use ferramentas de segurança: Instale e mantenha actualizado o seu Antivirus, Internet Security, Firewall, Proxy, etc, no sentido de manter o seu sistema computacional "blindado" para este mal. Havendo necessidade, reveja as políticas de acesso as redes externas (e.g. Internet) na sua rede local.
6ª dica: O foco deste malware são os ficheiros portanto, mantenha as cópias de segurança (backups) sempre actualizados, e mais importante, teste esses backups para verificar se estão funcionais.
7ª dica: Se for administrador de sistemas ou responsável de segurança, eduque os seus utilizadores através de Emails ou outros mecanismos de interação dentro da sua organização sobre os perigos acima mencionados.

Há relatos de que este malware já tenha feito vítimas a empresas de renome em Moçambique, no entanto por questões de ética não podemos aqui mencionar os nomes.


FonteCardoso, P. (2016, 06 01). Techtudo. Retrieved from O que é Ransomware?: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/o-que-e-ransomware.html

Tech Update Moz

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Centros de Formação Média e Superior na área de Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique



É neste período do ano que os “recém-graduados” do ensino  técnico ou secundário geral procuram alternativas às universidades públicas UEM e UP cujo acesso é mediante exame de admissão. Hoje em dia, já se quebrou o esteriótipo de que somente as univerdades públicas formam quadros de qualidade, portanto, aproveite o tempo e a idade para investir na formação pois a academia “apenas” dá as bases, mas o processo de ensino é auto-desenvolvido pela busca constante de conhecimentos (investigação) e aplicação dos mesmos (prática).

Neste artigo, pretendemos apresentar os centros de formação que leccionam  cursos superiores e médios na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique. Segundo o Portal do Governo de Moçambique (visitado a 30 de Janeiro de 2017), o número de Instituições de Ensino Superior é de 23 de entre Públicas (11) e Privadas (12).

Esperamos que faça bom uso da informação aqui constante e invista sempre na formação.

INSTITUIÇÕES SUPERIORES

Nome
Curso (s)
Contactos
Universidade São Tomás de Moçambique (USTM)
  • Administração de sistemas de informação e redes
  • Auditoria de Sistemas de Informação
  • Desenvolvimento de Software
  • Tecnologias e Sistemas de Informação
  • Computer Science (na BUSINESS SCHOOL - UBS)

Av. Ahmed Sekou Touré, 690- Maputo
Telefone: (21) 304946
Website:  http://www.ustm.ac.mz/
Universidade Católica de Moçambique (UCM)
Tecnologias da Informação
Rua Marques de Soveral, 960- Beira. | Telefone:  (23) 313077
Website:  http://www.ucm.ac.mz/
Universidade Técnica de Moçambique (UDM)
Engenharia e Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's)
Av. Alberto Lithuli, 438 – Maputo
Telefone: (26) 215919
Website:  http://www.udm.ac.mz/
Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM)
Engenharia Informática

Rua 1394 - Zona da Facim – Maputo
Telefone: (21) 312014/5
Website: http://www.isctem.ac.mz/
Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC)
Engenharia Informática e de Telecomunicações
Prolong. Av. Kim Il Sung, Edif. D1 Sommerschield
Caixa Postal 2088 – Maputo
Telefone: 21 48 87 95/6
Website: http://www.transcom.co.mz/isutc/
Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU)
  • Informática de Gestão
  • Engenharias em Informática e Telecomunicações

Av. Paulo S. Kankhomba, 1170
Telefone: (21) 314226/9
Website: http://www.apolitecnica.ac.mz/
Instituto Superior de Ciência e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC)
Engenharia de Computadores e Sistemas

Av Maguiguana 1113 2º-MAPUTO
Telefone:  21 320 794
Website: https://www.isctac.org/
Universidade Wutivi (UniTiva)
  • Informática de Gestão
  • Sistemas e Redes Computacionais
Maputo Provincia, Boane
Telefone: 21 77 71 60
Website: ttp://www.unitiva.ac.mz/
Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM)
  • Informática de Gestão
  • Informática de Sistemas

  • Rua Irmãos Roby, Nº 224-  Maputo- Tel: 21 40 56 64
  • Bairro da Ontupaia – Nacala- Tel: 21 40 56 64 Website: http://iscim.ac.mz/

INSTITUIÇÕES MÉDIAS

Nome
Curso (s)
Contactos
Instituto de Transporte e Comunicação de Moçambique (ITC)
  • Curso Médio de Técnico de Sistemas Informáticos
  • Curso Médio de Técnico de Sistemas Electromecânicos
  • Curso Médio de Técnico de Sistemas Electromecânicos

Av. 24 de Julho, Nº 4.707, Caixa Postal 2088- Maputo- Moçambique
Telefone: 21 40 11 10
Website: http://www.transcom.co.mz/itc/
Instituto Médio POlitécnico
Informática
Av. Paulo S. Kankhomba, 1170
Telefone: (21) 314226/9
Website: http://www.apolitecnica.ac.mz/
Instituto Médio Politécnico de Computação e Gestão (IMPCG)
Ciências de Computação
Avenida Eduardo Mondlane 186
Maputo, Moçambique
Telefone: 21 486955
Website: http://www.impcgsisoft.co.mz/
  • Above

  • Técnico de Informática e Segurança Electrónica
  • Técnico de Comunicação e Multimedia

Rua João Carlos Beirão 498
Telefone: +21 420 419
Website: http://www.above.co.mz/
Instituto Técnico de Moçambique (ITM)
  • Informática, Programação e Redes de Computadores
  • Telecomunicações e Sistemas Electrónicos

Av. Albert Lithuli, 1139, R/C Maputo Mocambique
Telefone: 824592606 / 849327555 / 869096087
Website: http://www.itm.ac.mz

Instituto Politécnico de Tecnologia & Empreendedorismo (IPET)
Informática e Telecomunicações
Av. Marien N’gouabi, nº 214| Celular: 822947096/ 841457214

IPET actua também nas cidades: Beira, Tete, Quelimane, Nampula, Pemba e Niassa, mais informações: www.ipet.ac.mz


·         Segundo  a comissão de admissão da UEM  os resultados serão apresentados hoje, dia 30 de Janeiro de 2017, visite o portal, boa sorte!

Tech Update Moz

Clica para Subir!