segunda-feira, 27 de junho de 2016




Saiba o significado do “i” do iPhone!




Por Alberto Marcos
iPhone, iPod, iMac... uma série de productos da Apple tem nomes que começam com a vogal "i", e isso já é uma espécie de tradição na forma da empresa dar nome aos seus novos lançamentos. No entanto, o que significa exatamente esse "i"?

De acordo com um artigo do Independent, para encontrar a resposta, é necessário voltar até 1998, quando Steve Jobs apresentou o primeiro producto a ter um nome desse tipo: o iMac. Na apresentação do computador, Jobs disse que ele pretendia atender "o uso número um que os consumidores dizem que esperam de um computador: a internet".

"Embora esse seja um Macintosh completo, nós estamos apontado ele para a principal função que os consumidores nos dizem que querem de um computador, que é entrar na internet - de maneira simples e rápida", continuou Jobs. O "i", nesse caso, significaria "internet" - mas não só isso.

Logo em seguida, Jobs mostrou um slide com um grande "i" e uma série de palavras ao lado: "internet" em primeiro lugar, mas também "indivíduo", "instruir", "informar" e "inspirar". ““i” também significa outras coisas para nós. Nós somos uma empresa de computadores pessoais, e ainda que esse producto tenha nascido para conectar, ele também é um lindo produto por si só", disse Jobs.

Voltando às origens

O nome, como se pode ver pela história acima, fazia total sentido para o iMac. No entanto, alguns produtos seguintes da empresa, como o software (iOS) iTools e o iPod original, tinham apenas uma ligação bastante indireta com a internet, o que deixou a vogal um pouco estranha em seus nomes.

No momento do anúncio do primeiro iPhone em 2007, no entanto, o "i" voltou a fazer sentido. Mais uma vez, o dispositivo tinha como objetivo atender à demanda de seus usuários por uma conexão simples e rápida com a internet. A diferença era que, agora, essa conexão deveria acontecer por meio do telefone celular.



Desde então, porém, praticamente todos os dispositivos da Apple - e do mercado de eletrônicos em geral - têm conexão com a internet de alguma maneira. Nesse contexto, incluir o "i" no começo dos nomes dos aparelhos acabou perdendo de novo o sentido, uma vez que consumidores já esperam que a conectividade exista.

Coerentemente, a Apple abandonou essa tradição de nomes para suas linhas de produto mais recentes. Seu relógio inteligente, por exemplo, se chama "Apple Watch", e não "iWatch"; seu aparelho de streaming de vídeo se chama "Apple TV", e não (felizmente) "iTV". O logo da maçã, mordida, no entanto, continua a aparecer.

Tech Update Moz



5 coisas que você não sabia sobre o WhatsApp


Por Alberto Marcos

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com utilizadores activos que ultrapassam 1 bilhão, mesmo sem nunca ter feito uma publicidade. Lançado em 2009, o aplicativo foi comprado pelo Facebook no ano 2014 e vem trazendo várias novidades de la pra ca, e conquistando cada vez mais usuários em Moçambique e no mundo.

A Infobase Interativa desenvolveu um infográfico com informações inusitadas sobre o mensageiro. Confira abaixo 5 curiosidades do WhatsApp:



1° Proposta recusada da Google

Antes de ser comprado pelo facebook, o whatsApp recebeu diversas propostas, dentre elas uma da Google. O valor oferecido Serguei Brin e Larry Page foi de 10 bilhões de dólares, mas os fundadores do whatsApp recusaram . A Google não negou e nem confirmou a história.

2° Número de funcionários impressiona

A empresa criada por Jan Koum, 2009 possui actualmente 55 empregados . Isso mesmo, desse total 32 são enginheiros. Isso significa que cada enginheiro é responsável por mais de 30 minhões de usuários.

3° Nunca foi gasto um centavo com marketing

Os fundadores nunca fizeram uma campanha de marketing para o aplicativo. Koum possui uma nota na sua mesa, escrita por Brianwchich, que diz o seguinte: “Sem anúcios, Sem jogos, Sem truques!”. Essa é a filosofia da empresa.

4° WhatsApp vale mais que o orçamento da NASSA

Facebook comprou o WhatsApp por 19 bilhões de dólares. Isso significa que vale mais que o orçamento da NASSA de 2015 e 2016, que foi em média de 17 bilhões de dólares. 

5° Passamos 195 minutos no aplicativo por semana

Um estudo feito em 2014 revelou que os usuários passam cerca de 3h15” por semana no WhatsApp, e mais de 30 bilhões de mensagens são enviadas e recebidas diariamente pelos utilizadores.



Outras coriosidades

É o App mais usado do mundo, está disponível em 32 líguas diferentes, 72% dos utilizadores visualizam diariamente em média de 23 vezes.




*Uma infobase é o arquivo de dados do Folio Views. É um arquivo inteiramente indexado, com todas as informações digitadas ou importadas para ela. Sua extensão é .NFO.


Tech Update Moz

quarta-feira, 22 de junho de 2016



Rumores a respeito do iPhone 7


Actualizado por Alberto Marcos

Uma nova semana que começa e com isso, vem juntamente novos de rumores a respeito do iPhone 7, próximo grande lançamento da Apple na área de celulares. E, desta vez, as especulações estão acompanhadas por fotos e trazem revoluções no dispositivo da empresa.

Segundo a Rock Fix, que é uma loja de reparação da China, o iPhone 7 será o primeiro celular da empresa a ser dual-SIM, ou seja, suportar dois cartões telefónicos em simultâneo. Se és fiel a marca, podes começar a torcer para que a notícia seja verdadeira.

O responsável pela notícia divulgou a mesma na rede social Weibo com uma série de fotos que seriam dos componentes internos do Smartphone. Nelas, podemos identificar também o conector Lightning acompanhado da entrada de 3,5 mm para os auriculares — sendo que os primeiros rumores a respeito do iPhone 7 já diziam que a empresa eliminaria essa entrada, fazendo com que os auriculares fossem ligados ao aparelho só via Bluetooth ou usando o próprio Lightning.

É possível notar ainda que os painéis de tela possuem dois tamanhos diferentes (indicando a continuidade do lançamento de uma versão tradicional e outra Plus do iPhone) e que há chips de armazenamento interno da SanDisk com incríveis 256GB. 


E a câmera de duas lentes?

As imagens também mostram o esquema de duas câmeras traseiras, um dos mecanismos previstos para o iPhone 7 Plus. Um rumor da semana passada indicava que a Apple teria desistido dessa tecnologia por problemas técnicos, mas outro usuário, que seria membro da Foxconn, desmentiu a informação na própria rede social chinesa. Caso siga os cronogramas dos anos anteriores, o iPhone 7 deve ser apresentado na segunda metade de setembro.

· FONTE(S): ENGADGET/RICHARD LAI

IMAGEN(S): KREATIV31

Tech Update Moz

CONHEÇA O PROCESSADOR MAIS VELOZ DO MUNDO


Actualizado por Alberto Marcos

Dual-core, quad-core, octa-cora, deca-cora...Provavelmente já deve ter visto esses termos ao verificar a especificação técnica de um processador, portanto não é algo tão surpreendente assim. O significado desses termos é o seguinte: dual-core é igual a dois núcleos; quad-core é igual a quatro núcleos; octa-core é igual a oito núcleos; deca-core é igual a dez núcleos, e assim por diante. Porém, o que está prestes a conhecer ultrapassa todos os limites do imaginável: uma CPU com impressionantes mil núcleos.

Desenvolvido pela UC Davis, o primeiro processador Kilo-core é um componente capaz de lidar com “qualquer” atividade que exija tarefas simultâneas. A CPU com mil núcleos é capaz de trabalhar facilmente com encriptação, tratamento de grande quantidade de dados científicos, codificação de vídeos e outras atividades que exijam muito processamento de informações.

Porém, a performance não é o único destaque desse processador. Graças a sua habilidade de desligar cada um dos núcleos individualmente, o chip é capaz de lidar com 115 bilhões de instruções por segundo consumindo apenas 0,7 W de potência. Para entender a eficiência energética, os pesquisadores afirmam que bastaria duas pilhas AA para abastecer o conjunto.





Bevan Baas, professor de elétrica e engenharia da computação se orgulha da criação da UC Davis: "Para o melhor do nosso conhecimento, esse é o primeiro chip de 1000 núcleos do mundo e é o processador com o clock mais alto já projetado em uma universidade". Essa CPU Kilo-core possui um poder computacional máximo de 1,78 trilhões de instruções por segundo e contém 621 milhões de transistores.

Fonte: TechMundo

Tech Update Moz

domingo, 12 de junho de 2016

Como Configurar Gmail no Outkook



Com o advento do “novo” serviço da empresa Google que permite gerir contas de email personalisadas (ex: voce@empresa.co.mz) através da interface do já conhecido Gmail, muitas empresas e/ou particulares tem migrado para esta ferramenta. No entanto, esta novidade traz consigo problemas quando se pretende ter o mesmo email a correr no Outlook, programa que vem geralmente integrado no pacote MS Office da Microsoft.

Com este artigo pretendo explicar de forma clara como efectuar a integração completa entre o Gmail e o Outlook. Para este tutorial estarei usando Gmail na língua portuguesa e Outlook na versão 2013.

Passo 1

  • Aceda ao Gmail, clicando aqui.
  • Clica em “Definições”.


  • Clica na Aba “Encaminhamento e POP/IMAP”.


  • Nas opções “Acesso IMAP”, escolha “Activar IMAP” e depois “Guardar Alterações”.


Passo 2

  • Abra o Outlook
  • Clica Next nas 2 janelas apresentadas selecionando a última opção.

  • Preencha os campos
  • Clica “More Options”.
  • Habilita a opção na Aba “Outgoing Server”.

  • Preencha os campos em “Advanced”.
  • Clica “OK” e depois “Next”,
  • Se tiver acompanhado os passos, lhe será apresenta uma janela pop-up de forma consecutiva até que seja apresentado um erro, para corrigir, vamos ao passo 3.


Passo 3

  • Volta a página do Gmail e clica em “A minha conta”.
  • Clica “Iniciar sessão e segurança”.


  • Depois disso, clica “Aplicações e sites associados”.


  • E por fim, clica “Permitir aplicações menos seguras”.


DEPOIS DISTO, ESTARÁ CAPACITADO A USAR O GMAIL COM E-MAIL PERSONALIZADO (ou não) NO OUTLOOK.

Tech Update Moz

Clica para Subir!