Actualizado por Alberto Marcos
Dual-core, quad-core, octa-cora, deca-cora...Provavelmente já deve ter visto esses termos ao verificar a especificação técnica de um processador, portanto não é algo tão surpreendente assim. O significado desses termos é o seguinte: dual-core é igual a dois núcleos; quad-core é igual a quatro núcleos; octa-core é igual a oito núcleos; deca-core é igual a dez núcleos, e assim por diante. Porém, o que está prestes a conhecer ultrapassa todos os limites do imaginável: uma CPU com impressionantes mil núcleos.
Desenvolvido pela UC Davis, o primeiro processador Kilo-core é um componente capaz de lidar com “qualquer” atividade que exija tarefas simultâneas. A CPU com mil núcleos é capaz de trabalhar facilmente com encriptação, tratamento de grande quantidade de dados científicos, codificação de vídeos e outras atividades que exijam muito processamento de informações.
Porém, a performance não é o único destaque desse processador. Graças a sua habilidade de desligar cada um dos núcleos individualmente, o chip é capaz de lidar com 115 bilhões de instruções por segundo consumindo apenas 0,7 W de potência. Para entender a eficiência energética, os pesquisadores afirmam que bastaria duas pilhas AA para abastecer o conjunto.

Bevan Baas, professor de elétrica e engenharia da computação se orgulha da criação da UC Davis: "Para o melhor do nosso conhecimento, esse é o primeiro chip de 1000 núcleos do mundo e é o processador com o clock mais alto já projetado em uma universidade". Essa CPU Kilo-core possui um poder computacional máximo de 1,78 trilhões de instruções por segundo e contém 621 milhões de transistores.
Fonte: TechMundo
Sem comentários :
Enviar um comentário